sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Grupo dos Serões da Facha

O Grupo dos Serões da Facha foi criado com a finalidade de não deixar cair no esquecimento os vários tipos de bordados e pontos tradicionais em pano e tapeçarias, que os mais antigos desta terra souberam trazer até aos nossos tempos e, agora, um grupo de pessoas sente o dever, apesar da dificuldade, de transportar, através dos tempos e das pessoas, todo este saber muito antigo que, nesta fase, corre enorme risco de perder-se para sempre se acaso esta corrente do saber não tiver continuidade, passando-o de geração em geração.
Rosa Cerqueira (Fontainhas), foi quem teve a ideia e tomou a iniciativa. Com o apoio da Júlia Cruz, Arminda Barros e Zenaide Cerqueira, juntaram muitas outras mulheres (cerca de 25) que se mostraram interessadas em dar continuidade a este saber, arranjaram tempo, às sextas-feiras à noite na junta de freguesia e, há mais de seis anos a esta parte, desenvolvem um importante trabalho de passagem de testemunho que importa continuar, conforme está bem patenteado nos resultados obtidos com os muitos produtos deste trabalho.
Os mais genuínos trabalhos que neste grupo dos Serões se realizam são as bainhas abertas, os lenços dos namorados, bordados tradicionais, entre muitos outros como os atoalhados, tapeçarias e quadros.
O grupo dos serões da Facha já expôs os seus trabalhos em feiras e eventos e até já pensou em criar uma marca própria de um bordado único que seja conhecido como original da Facha. Este grupo mantém-se totalmente disponível para ensinar, divulgar e expor os seus trabalhos a quem o solicite e convida quem tenha curiosidade em aprender a juntar-se a este grupo.
(para ver mais fotos deve clicar na foto)
Fotografias

domingo, 4 de dezembro de 2011

Grupo de teatro da Facha

Ontem, 03-Dez-2011, pelas 20H30, o grupo de teatro da Facha, mais uma vez, preparou e apresentou no centro social da Correlhã, a peça "a Aula dos burros". Estiveram em cena, nesta peça, cerca e metade dos elementos que constituem o elenco deste grupo.
Este grupo de teatro mantém atuações regulares ao longo dos tempos, onde, para além do mais completo e emblemático drama de Santo António, tem no seu reportório, vários dramas e comédias que tem animado, ciclicamente, quem tem assistido às suas excelentes apresentações.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Aviso Agrícolas - circular nº19 - 2011

Mais um aviso agrícola com informações importantes publicado pela Estação de Avisos entre Douro e Minho

Ex.º (a) Senhor(a)

Emitimos hoje a Circular nº 19 de 2011, que anexamos.

Esta circular pode também ser consultada e descarregada em http://geo.drapn.min-agricultura.pt/agri/archivos/publicaciones/1320242641_C19_11.pdf

e em http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/ea_ava/avisos_edm.php

O Responsável pela EAEDM

J. F. Guerner Moreira

(Eng.º Agrónomo)

domingo, 23 de outubro de 2011

Visita Pastoral


Hoje, 23-10-2011, decorreu a visita pastoral à freguesia da Facha. D. Anacleto Oliveira, bispo da diocese de Viana do Castelo, esteve presente para confirmar na Fé de Cristo 141 pessoas.

Por volta das 10:00 deu-se inicio as celebração da Eucaristia com a presença de grande número de pessoas para além dos 141 crismandos. O Sr abade António José Baptista lembrou a todos os presentes os princípios que regem o sacramento da confirmação.

A cerimonia decorreu num clima de fé e participação. D. Anacleto, durante a Homilia, no seu jeito de bom comunicador abordou os presentes com alegria e entusiasmo.

No entender de todos foi uma cerimónia muito bonita e os fachenses participaram com emoção, cordialidade e muita Fé.



domingo, 9 de outubro de 2011

Iluminação Pública

A medida do corte da iluminação pública durante a noite, tomada pela nossa autarquia, representa, com certeza, uma boa parcela de gastos públicos que, nesta fase, importa poupar. No entanto, quando se assumem riscos e aqui está um deles, estes mesmos riscos devem ser calculados e acautelados, minimizados.
Assim sendo, o que é que a falta de iluminação pública pode potenciar: Em primeiro lugar aparecem os roubos e os acidentes, nomeadamente com peões que circulam em estradas sem passeios. No que refere aos peões que circulam de noite na via pública, principalmente em estradas nacionais, estes devem envergar coletes refletores e fazer uso de uma pequena lanterna (Dec-Lei 44/2005 de 23Fev). Aqui pode questionar-se, quantos euros poupados em iluminação vale cada vida que se arrisca na noite?
Depois temos o problema da nossa pequenês e das quintinhas, basta percorrer durante a noite um dos limites do concelho (ex: reta de Poiares/Balugães), e verificar que a regra da poupança muda com a mudança de concelho, é ver Ponte de Lima às escuras e Barcelos com exagerada iluminação.
Afinal, a crise é para ser custeada por todos os Portugueses ou só por alguns mais sensíveis e obedientes?
A injustiça desune e a desunião não aponta para a solução da crise. O problema da crise não se resolve enquanto se sentir que o seu esforço não se aplica da mesma forma a todos. Só com todos os remadores em esforço coordenado fazem mover o barco na direcção e velocidade certas. Estamos na fase em que a injustiça pode abafar a bonança. E da bonança precisa-se … é urgente que surjam ventos favoráveis para Portugal.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Avisos Agricolas - Circular nº 18 de 2011

Estação de Avisos de Entre Douro e Minho
Emitimos hoje a Circular nº 18 de 2011.

Solicitamos e agradecemos a divulgação pelos s/ contactos eventualmente interessados nesta infor
mação.
O Responsável pela EAEDM
J. F. Guerner Moreira

(Eng.º Agrónomo)

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=13zZ9VWXrEmB022awYxMjvnHzezIwU-1QuOLIQw-m_Wvt5oFOq47YN2V8zHQG&hl=en

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Freguesia da Facha no cortejo das Feiras Novas 2011

A nossa freguesia esteve muito bem representada no cortejo das Feiras Novas e por isso está de parabéns. De uma forma geral, de ano para ano, o cortejo tem ficado mais rico, no rigor dos trajes e materiais apresentados em acordo com a época e o quadro encenado por cada freguesia. Até os tratores eram verdes...pormenor muito apreciado.
De notar que os quadros que apresentam maior movimentação (musica, canto, dança, engenhos que funcionam, ...), são, por norma, mais apreciados.
Carregue na imagem para ver algumas fotos do cortejo de actividades rurais (aceder ao link):




Feiras Novas 2011 - Cortejo rural
13 de setembro de 2011
13 de setembro de 2011
De 13 de setembro de 2011

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Como já é tradição, a freguesia da Facha participou na peregrinação ao santuário mariano de Nossa Senhora Aparecida na freguesia de Balugães.
Pelas 10:00H, no Largo de S. Bento, inicio-se a procissão em direcção ao santuário mariano de Nossa Senhora Aparecida, onde estiveram presentes as paroquias vizinhas deste santuário mariano que pertencem ao concelho de Barcelos, entre as quais a freguesia da Facha.
A freguesia da Facha representou-se com as suas confrarias e irmandades e uma significativa presença de fachenses neste acto religioso que todos os anos se realiza no dia 15 de Agosto.
Pela participação significativa neste acto religioso, os fachenses e não só, também as pessoas das freguesia vizinhas, demonstram devoção a Nossa Senhora Aparecida.
No dia 14 (ontem) era significativo o número de pessoas que chegavam a pé ao Santuário. Havia pessoas, por exemplo, da paróquia de Calheiros, concelho de Ponte de Lima, que na devoção à Senhora Aparecida percorreram 5 ou mais horas a pé.





terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ladrões de Bicicletas: Notas sobre os motins no Reino Unido - II

Ladrões de Bicicletas: Notas sobre os motins no Reino Unido - II: "(continuação ) A sociedade inglesa passou por algumas transformações muito profundas no contexto do neoliberalismo das últimas décadas, ..."

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Férias

O mês de Agosto é o mês por excelência de férias.
É altura de dar um saltinho à praia, nem que seja só molhar os pés e cheirar a maresia.
O tempo convida a colocar a mesa fora da porta e jantar a brisa fresca do cair da noite. Quando assim é junta-se familiares e amigos e faz-se um churrasco. Queima-se umas fêveras, crioulos, barrigas, e, bebe-se uns copos e no meio disto troca-se duas de conversa.
O tempo, também, convida a piqueniques em locais aprazíveis, calmos, frescos e com muita água, onde se possa tomar um banho.
O calor de Agosto convida a comer um gelado numa esplanada de um café e ver passar a banda ....
Bom, o mês de Agosto é isto e muito mais. A todos umas boas e revitalizastes férias.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Caminhada pelo Centro Social da Facha - Mais uma etapa bem sucedida

Decorreu ontem, 24 de Julho de 2011, a primeira caminhada solidária a favor do centro social da Facha.
120 pessoas percorreram um trilho de 9 Km pelo sopé do monte da Nó, cumprindo plenamente os vários objectivos inicialmente definidos, a saber:
Ser Solidário, trabalho físico e saudável, interacção com a natureza e valorização sociocultural.
O programa desta caminhada completou o dia, deste excelente domingo de verão, com um almoço convívio, no qual participaram mais de 100 pessoas, que se divertiram durante a tarde tomando parte em jogos tradicionais, até ao fim do dia.
No final, a opinião generalizada apontava para a plena satisfação dos participantes e a vontade expressa de repetir o evento, desta vez, no monte do Castelo da Facha.
A todos, a organização agradece e promete planear a próxima caminhada, tão breve quanto possível, estando desde já disponível para receber opiniões e propostas que permitam agradar a uma vasta maioria.
Gratos pela participação e disponibilidade,
Obrigado a todos,

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Circular Agricola nº 14/ 2011‏

http://213.13.178.214/agri/index.php

Ex.º (a) Senhor(a)

Emitimos hoje a Circular nº 14 de 2011, que enviamos em ficheiro PDF anexo.

Os melhores cumprimentos

O Responsável pela EAEDM

J. F. Guerner Moreira
(Eng.º Agrónomo)

terça-feira, 21 de junho de 2011

‎1ª Caminhada a favor do Centro Social da Facha - Ponte de Lima


Inscrição: 5€, com oferta de T-Shirt alusiva ao evento
Dificuldade: Media/Baixa;
Termina pelo meio dia, com possibilidade de petiscar no local, com serviço de bar e oportunidade de prolongar pela tarde com jogos tradicionais e momentos de lazer.

Participa e desafia os amigos a participar.
Hoje pelos outros, amanhã por nós.
 
Envie a inscrição para o gestor deste blog, para leitao.jar@hotmail.com, ou comunique a um elemento da comissão  do centro social.
 
Gratos pela sua atenção, obrigado,
 

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Avisos Agricolas - Circular nº 11 de 2011

Esta circular pode ser consultada e descarregada em

http://geo.drapn.min-agricultura.pt/agri/archivos/publicaciones/1306772169_C_11_11.pdf

Os melhores cumprimentos,
O Responsável pela EAEDM

J. F. Guerner Moreira

(Eng.º Agrónomo)

sábado, 28 de maio de 2011

Pesquins

Pois é, desta feita fui eu o contemplado pelos famosos pesquins da Facha.
Que bom, pois agora vou responder à letra a esse cobarde que faz um pesquim, mas não se identifica. Isso é de Homem? acho que não! se não fazia como eu que assino por baixo o que digo, não ando à noite a atirar papeis para a rua! Pobre ratazana que anda na noite a deitar lixo para o chão!
Faz-te um Homem e assume como eu o que faço!

Queres um pedido de desculpas porquê? sabes aceder à net, sabes fazer um copy e não sabes ir ao Google ver o que significa "Velhos do Restelo"!!! Ignorante és tu! e preguiçoso!

Os idosos da Freguesia, bem como todos os outros, respeito-os eu e por isso é que dou o meu contributo, divulgo na net e apareço para ajudar. E tu? ja lá apareceste "Velho do Restelo", que estás contra, que dizes mal, que não colaboras, que dizes que o centro não ia ter futuro.. pobre espirito o teu...
Por isso vê quem tem que pedir desculpas à Freguesia e aos Idosos, se eu que assino e dou a cara ou tu que fazes um triste pesquim e nem sabes do que me acusavas.. Cresce e aparece!!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Velhos do Restelo" - Definição

Para quem desconheça a história de Portugal, aqui vai uma definição para que não hajam mal entendidos:
Velho do Restelo é uma personagem criada por Luís de Camões, no canto IV da sua obra dos Lusíadas. O velho do Restelo simboliza os pessimistas, os conservadores e os reacionários que não acreditavam no sucesso da epopeia dos descobrimentos Portugueses.
in wikipédia

domingo, 22 de maio de 2011

Centro de Dia - a Grandiosa Obra


Pois bem, mais uma inicativa, mais um sucesso. A Organização do cortejo está mais uma vez de parabéns pelo sucesso do mesmo. Também estão de Parabéns todos aqueles que deram o seu contributo, uns com trabalho, uns com ofertas, outros com o necessário dinheiro para comprar tantas oferendas.
Os "Velhos do Restelo" esses ficaram em casa. Perderam oportunidade de ver o quanto a obra já andou e como falta tão pouco para acabar uma obra como à muito não se via pelas redondezas.

Cortejo a favor do Centro Social e Paroquial da Freguesia da Facha

Realizou-se o segundo cortejo a favor do Centro Social e Paroquial da Freguesia da Facha. Num dia repleto de calor os fachenses, mais uma vez, disseram sim a esta iniciativa.
Desde do ano passado (leia-se último cortejo) que um grupo de voluntários tem contribuído de forma activa na preparação deste cortejo, quer no corte de lenhas, quer na venda rifas e nestes últimos dias na preparação dos carros, onde cada lugar (ou grupo de lugares) da freguesia da Facha se fez representar com a seu carro e respectivos produtos agrícolas e não só.
A freguesia da Facha e as suas gentes merecem todo este trabalho e empenho, nada é em vão.

Deus quer, O homem sonha e a obra nasce ....

Bem haja a todos...




Confira mais fotos no Facebook

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Serviço Nacional de Avisos Agrícolas - Aviso nº8

De tempos a tempos o Serviço Nacional de Avisos Agrícolas publica circulares com avisos agrícolas importantes para todos Agricultores que querem cuidar bem das suas produções.
Estes avisos são muitos úteis e destinam-se ás terras entre Douro e Minho, verifiquem que através deste documento podem ser aconselhados por especialistas na área.


Se pretender receber estes avisos no seu mail, solicite o pedido para o seguinte mail:


Periodicamente vão ser colocados aqui links para futuros avisos.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Segunda Feira de Páscoa - parte II

Mais algumas fotografias desta fantástica festa da Páscoa ...

Segunda Feira de Páscoa - parte I

Neste dia, segunda feira de Páscoa, a visita pascal é efectuada na Meia de Baixo. Logo ás 8:00H, sai o compasso pascal para percorrer a parte inferior da freguesia, começando no lugar de Albergaria e finalizando no lugar do Sobreiro.
Este ano realizou-se o encontro das cruzes, como é de tradição de dois em dois anos. Quando o compasso da freguesia de Vitorino das Donas se cruza como compasso da freguesia da Facha.
De dois em dois anos porque o compasso da freguesia da Vitorino das Donas efectua alternadamente dois percursos.
O senhor padre António agradeceu a todos o modo como participam e colaboram na festa da Páscoa. Sublinhou o espírito de sacrifício que é necessário para fazer uma visita pascal, especialmente na freguesia da Facha.
Por último, o seminarista Domingos Miguel, agradeceu o modo como foi recebido pelas gentes da Facha.
Bem Haja à todos!!!

domingo, 24 de abril de 2011

Domingo de Páscoa

Este ano, o senhor padre António José Baptista não fez a visita pascal à Freguesia da Facha.
Depois de 64 visitas pascais, entre as quais, 48 nesta freguesia. Chegou a hora de passar a pasta a uma pessoa mais nova. É bom lembrar que o senhor padre António José Baptista tem 85 anos de idade e como ele próprio diz está na altura de "acautelar a saúde e poupar as forças que ainda restam ...". Todos sabemos que fazer a visita pascal não é tarefa fácil e para uma pessoa de 85 anos, se calhar ainda é mais difícil.
Assim, este ano, foi substituído pelo seminarista Domingos Miguel. Pelo que se constatou os fachenses ficaram agraciados e encantados, pela forma como acompanhou e presidiu a visita pascal.
Teve sempre uma palavra de carrinho com todos os fachenses e em particular com as pessoas mais velhas.
Neste primeiro dia, o tempo permitiu que a visita pascal decorresse serenamente e com muito calma.


sábado, 19 de março de 2011

XIV Convívio dos Zés da Facha na Sra da Rocha

Todos os anos no dia de S. José (19 de Março), os Zés da Facha fazem uma festança. Este ano calhou ao sábado e, quando assim é, a festa começa cedo. Desta vez, aconteceu no recinto da Senhora da Rocha, aproveitando o excelente espaço coberto que ali existe, recentemente melhorado com electricidade e água.
Os Zés foram aparecendo, a partir das 10H00 e às onze já eram mais de oitenta. Ao fim da manhã, foi rezada uma missa pelos falecidos, presidida pelo P.e Aventino, seguindo-se o almoço convívio no recinto, onde não faltaram, o grupo de bombos da Facha e um grupo de concertinas. A tarde foi repartida pelos jogos tradicionais, acompanhados da boa pinga da terra, cabrito, caldo verde e sopa de vinho. Não faltou o tradicional bolo de aniversário e uma lembrança aos convivas e, assim, por lá ficaram alguns, até que a maior lua cheia desde que a festa dos Zés da Facha se lembra, veio juntar-se aos mais resistentes.
A comissão organizadora deste ano está de parabéns, conseguiu fazer a festa e até cozinhou bem, provando a umas quantas senhoras desta terra que por aqui há candidatos à cozinha do dia da mulher, como foi reclamado recentemente…





domingo, 20 de fevereiro de 2011

Centro Social da Facha - Mais um ano, mais uma etapa em curso

Conforme tem sido tornado público, o Centro Social da Facha está praticamente construído, faltando ainda o mobiliário, alguns equipamentos e toda a envolvente exterior (acessos, arruamentos e espaços de jardim). Todo o esforço tem sido orientado para cumprir o objectivo de abertura, mesmo que parcial, em 2011. Para tal, foram já contabilizados todos os apoios (Segurança Social, Câmara Municipal, Junta e Freguesia) e muitos apoios monetários, materiais e do trabalho e esforço de pessoas desta terra que, através de vários eventos, conseguiram juntar uma importante parcela desta obra que orçará em mais de um milhão de euros.
Com todos os apoios exteriores já contabilizados, como antes disse, importa agora voltar a arregaçar as mangas e puxar pela cabeça, organizando de forma repetida os mesmos ou diferentes eventos, para conseguir a parcela final de cerca de cem mil euros em falta.

Actividades em curso:
- Almoços convívio (próximo em 27FEV11);
- Sorteio de um automóvel na Páscoa;
- Cortejo de oferendas (como as fotos provam, já se trabalha aos sábados para o próximo a realizar depois da Páscoa);

Existem outras actividades em planeamento, que estão a ser preparadas para o início do verão:
- Jornadas de caminhadas ao monte da Nó e monte do Castelo;
- Volta à Facha em BTT;
- ...


Participa nos eventos e convida os amigos a participar;
Traga mais uma ideia e ajude a concretizá-la.



Importante:
Colabore aos sábados para o cortejo, juntando-se ao pessoal que corta e prepara as madeiras;
Inscreva-se para o almoço convívio junto da organização.





Comenta este artigo ou envia Email para: leitao.jar@hotmail.com