segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

As Especificidades do Envelhecimento em Contexto Rural

A Dr(a) Fernanda Alves, disponibilizou através deste Blog o seu Estudo de Investigação, âmbito da Licenciatura em Assistente Social que tem como titulo "As Especificidades do Envelhecimento em Contexto Rural" que a freguesia da Facha serviu como caso de estudo. Agradecemos, desde já, a sua boa vontade.

Resumo
Este estudo visa conhecer em que medida as redes de relações primárias se tornam elementos fundamentais no apoio instrumental e bem-estar psicossocial do idoso em contexto rural.
De facto, verificou-se que os idosos da freguesia da Facha têm uma grande ligação afectiva com os vizinhos, constatando-se que a seguir à família é com os vizinhos que os idosos se relacionam. Existem mesmo situações que na ausência da família, quando esta está longe ou é inexistente são os vizinhos os promotores de bemestar destas pessoas, ao prestar apoio na satisfação das necessidades mais básicas (fazer as compras, limpar a casa, confeccionar as refeições e tratar das roupas). No entanto, em relação ao apoio instrumental (higiene pessoal) não se verifica a ajuda dos vizinhos, apenas da família quando os idosos necessitam.
Relativamente ao apoio emocional ou psicossocial (conversar e pedir ajuda) observou-se a mesma situação que a anterior, no sentido que quando os familiares não estão presentes é aos vizinhos que os idosos procuram este suporte.
Quanto às inferências sobre os contributos deste estudo, ou seja, que tipo de apoio ou suporte é prestado aos idosos em contexto de ruralidade, a autora Constança Paúl et all (2005, 102) salienta que a existência de uma rede social de apoio primária ou informal, destacando-se o suporte dos vizinhos e dos amigos é “ (…) geralmente considerada como um bom indicador de saúde mental e um óptimo prognóstico de bem-estar, uma vez que serve para facilitar o confronto e resolução de acontecimentos de vida difíceis e/ou amortecer o seu impacto”.
Assim sendo, é fundamental para o/a Assistente Social conhecer em profundidade a rede de relações primárias da pessoa idosa, porque esta pode possibilitar que se desenvolva respostas sociais mais ajustadas às necessidades dos cidadãos com mais idade.
Ao nível do território o facto de se estudar e conhecer as necessidades dos cidadãos idosos, vai permitir aferir qual o equipamento social mais adequado para a população estudada neste contexto. Neste sentido, identifica-se o Centro de Dia ou o Centro de Convívio, como a medida de política social mais aconselhada, contrariando, deste modo, a lógica da institucionalização (acolhimento institucional).

O apoio a 3ª idade é sem dúvida um problema que vai afectar a nossa sociedade nos próximos tempos. A população portuguesa está em envelhecer, a freguesia da Facha não é alheia a este drama e já se começaram a criar condições (Centro de Dia) para dar resposta a estas necessidades.
Para visualizar o Estudo de Investigação na integra faça o download do projecto .