Hoje é feriado na China. É dia dos barcos-dragão. Para saberem um pouco mais sobre este feriado, podem ler o seguinte post:
(Neste ano de 2010, festeja-se no dia 16 de Junho.)
Conta a lenda que, na época da Dinastia Zhou, havia um ministro do governo muito sábio e amado pelo povo. Chamava-se Qu Yuan.
Qu Yuan lutava contra a corrupção da corte, sendo temido pelos outros membros do governo. Um dia, Qu Yuan, com a sua sabedoria, aconselhou o Imperador Zhou a não entrar em conflito com o reino Qin. Porém, os restantes membros do governo não concordaram com a proposta de Qu Yuan e pressionaram o Imperador a demiti-lo.
Qu Yuan teve, então, de abandonar o seu posto. Por isso, decidiu viajar, escrever e ensinar.
Um dia, chega-lhe aos ouvidos que o seu reino tinha sido derrotado pelos Qin. Desesperado, Qu Yuan decide atirar-se ao rio. Como era muito amado pelo povo, os pescadores, nas suas longas canoas, percorreram o rio a tocar tambores e a lançar bolos de arroz para a água. E para quê? Os pescadores acreditavam que, dessa forma, poderiam afastar os peixes e evitar que eles comessem o corpo do venerado Qu Yuan.
Hoje em dia, em homenagem a Qu Yuan, os chineses comem os referidos “bolos” de arroz, “zong zi”, e fazem as corridas dos barcos-dragão.
“Zong zi” é feito de arroz glutinoso e diferentes recheios: tâmaras (doce), feijão, carne ou ovo (salgado), entre outros. Este “bolo” é embrulhdo em folhas de bambu e é assim cozinhado em água ou a vapor.
Muito Obrigado, Professora Liliana.
Sem comentários:
Enviar um comentário