Esta solenidade ocorre de 3 em 3 anos e inicia-se com a preparação na catequese, em regime intensivo, durante o mês de Agosto, terminando com avaliacção escrita, antes das festividades religiosas destes dias.
Como é costume, os adolescentes participaram activamente na sua Comunhão Solene, denotando que houve grande empenho na preparação e trabalho de organização muito rigoroso que, se deve mais uma vez ao trabalho do Pe. António e seus mais directos colaboradores. A todos muitos parabéns.
Como pudemos verificar pela adesão a estes actos religiosos, a participação e empenho da Paróquia foi das maiores que temos assistido nos ultimos tempos, numa clara afirmação de fé das nossas gentes.
No encerramento, apesar de reconhecer que foi uma excelente cerimónia, e sentindo o dever cumprido, o Sr. Abade, deixou escapar que foi um mês muito dificil, porque os meninos deram muito trabalho durante as lições. Esta é uma mensagem de reflexão muito importante a todos os pais e responsaveis pela educação, que é tranversal a todos os sectores do dia a dia. Seja em casa, na escola como na catequese, os pais não podem demitir-se das suas responsabilidades. Estamos perante uma situação tão crítica que, se prepara para breve, a criação de leis que responsabilizem os pais pelo comportamento dos seus filhos 24 horas por dia, estejam ou não presentes no momento em que seja cometida uma falta. Já agora, vale a pena pensar nisto.