terça-feira, 14 de abril de 2009

A nossa Páscoa 2009


Evidenciando o título de evento religioso e social a não perder, a nossa terra realizou de forma grandiosa, apesar das ameaças climatéricas, a Visita Pascal no dia 12 e 13 de Abril. Em desalinho com os tempos de crise, os foguetes e os judas tem provado que estão cada vez melhor, mais fortes em qualidade e quantidade. A ronda tocou afinada e provou que a sua juventude garante a continuidade por longos anos, faltando-lhe, em desafio ás suas boas vozes, arriscar o canto de algumas "modinhas" que se passadas a papel, não lhes faltaria coro em redor.
Sobre o Senhor Abade, podemos garantir que a efémera passagem pelas nossas casas, presidindo ao compasso Pascal, é mais que suficiente para nos transmitir a emoção que impele, transmite e o anima nestes dois dias de festa. Apesar da sua avançada idade, é vê-lo subir e descer os degraus de cada casa com a mesma vivacidade e energia de qualquer jovem. A ele muita força e saúde e que nos continue a acompanhar enquanto puder porque nós também queremos ser o seu antídoto.
O "Encontro das cruzes" da Facha e de Vitorino das Donas, bem como o nosso recolhimento são exemplos de tradição e fé dignos da nossa terra e até de uma boa reportagem televisiva.
Parabéns aos elementos da confraria do Senhor, missão cumprida e comprida, muito bem cumprida.
Por muitas, santas e boas Páscoas