sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O Grupo dos Serões da Facha

O Grupo dos Serões da Facha foi criado com a finalidade de não deixar cair no esquecimento os vários tipos de bordados e pontos tradicionais em pano e tapeçarias, que os mais antigos desta terra souberam trazer até aos nossos tempos e, agora, um grupo de pessoas sente o dever, apesar da dificuldade, de transportar, através dos tempos e das pessoas, todo este saber muito antigo que, nesta fase, corre enorme risco de perder-se para sempre se acaso esta corrente do saber não tiver continuidade, passando-o de geração em geração.
Rosa Cerqueira (Fontainhas), foi quem teve a ideia e tomou a iniciativa. Com o apoio da Júlia Cruz, Arminda Barros e Zenaide Cerqueira, juntaram muitas outras mulheres (cerca de 25) que se mostraram interessadas em dar continuidade a este saber, arranjaram tempo, às sextas-feiras à noite na junta de freguesia e, há mais de seis anos a esta parte, desenvolvem um importante trabalho de passagem de testemunho que importa continuar, conforme está bem patenteado nos resultados obtidos com os muitos produtos deste trabalho.
Os mais genuínos trabalhos que neste grupo dos Serões se realizam são as bainhas abertas, os lenços dos namorados, bordados tradicionais, entre muitos outros como os atoalhados, tapeçarias e quadros.
O grupo dos serões da Facha já expôs os seus trabalhos em feiras e eventos e até já pensou em criar uma marca própria de um bordado único que seja conhecido como original da Facha. Este grupo mantém-se totalmente disponível para ensinar, divulgar e expor os seus trabalhos a quem o solicite e convida quem tenha curiosidade em aprender a juntar-se a este grupo.
(para ver mais fotos deve clicar na foto)
Fotografias

domingo, 4 de dezembro de 2011

Grupo de teatro da Facha

Ontem, 03-Dez-2011, pelas 20H30, o grupo de teatro da Facha, mais uma vez, preparou e apresentou no centro social da Correlhã, a peça "a Aula dos burros". Estiveram em cena, nesta peça, cerca e metade dos elementos que constituem o elenco deste grupo.
Este grupo de teatro mantém atuações regulares ao longo dos tempos, onde, para além do mais completo e emblemático drama de Santo António, tem no seu reportório, vários dramas e comédias que tem animado, ciclicamente, quem tem assistido às suas excelentes apresentações.