Todos os anos no dia de S. José (19 de Março), os Zés da Facha fazem uma festança. Este ano calhou ao sábado e, quando assim é, a festa começa cedo. Desta vez, aconteceu no recinto da Senhora da Rocha, aproveitando o excelente espaço coberto que ali existe, recentemente melhorado com electricidade e água.
Os Zés foram aparecendo, a partir das 10H00 e às onze já eram mais de oitenta. Ao fim da manhã, foi rezada uma missa pelos falecidos, presidida pelo P.e Aventino, seguindo-se o almoço convívio no recinto, onde não faltaram, o grupo de bombos da Facha e um grupo de concertinas. A tarde foi repartida pelos jogos tradicionais, acompanhados da boa pinga da terra, cabrito, caldo verde e sopa de vinho. Não faltou o tradicional bolo de aniversário e uma lembrança aos convivas e, assim, por lá ficaram alguns, até que a maior lua cheia desde que a festa dos Zés da Facha se lembra, veio juntar-se aos mais resistentes.
A comissão organizadora deste ano está de parabéns, conseguiu fazer a festa e até cozinhou bem, provando a umas quantas senhoras desta terra que por aqui há candidatos à cozinha do dia da mulher, como foi reclamado recentemente…