Hoje é Sexta-Feira Santa, dia em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo que pereceu na Cruz para redimir os pecados dos homens.
A Ressurreição de Cristo além de ter um carácter iminentemente religioso é também um dos mais bonitos episódios do Novo Testamento.
Os cristãos celebram a Festa da Páscoa e, é na freguesia da Facha uma das festas mais bonitas e com mais tradição. Esta beleza e tradição deve-se ao seu cariz social, onde as pessoas amigas vão dar as “Boas Festas” Pascais à casas dos seus amigos e familiares. Este cumprimento é uma tradição que remonta ao passado que desde sempre foi mantida pelos nossos pais e avós.
Existe também a “Ronda Típica”, constituída por Fachenses amantes da música popular e folclórica. Nesta altura, denominada “Ronda da Páscoa” é outra das tradições da nossa freguesia que todos os anos anima a Festa de Páscoa.
O encontro das Cruzes entre as paróquias da Facha e de Vitorino das Donas que acontece de dois em dois anos quando alternadamente a compasso da paróquia vizinha se cruza com o compasso da paróquia da Facha no Lugar de Abel, existe uma casa no mesmo lugar em que o extremo das duas freguesias atravessa a casa ao meio, recebendo até os compassos das duas paróquias.
Um dos momentos altos desta festa, após a missa primeira (habitualmente às 6:00 da manhã) alvorada de foguetes e no final do dia, o recolhimento. Isto, no Domingo e na Segunda-feira.